Após um ano atípico, novembro chega e com ele a movimentação da Black Friday. Oficialmente no dia 27 de novembro, a maioria dos lojistas e principalmente mercados varejistas fazem inúmeras promoções a fim de atrair consumidores para seu negócio. Em 2020, a Black Friday também acontecerá, mas com alguns diferenciais, principalmente no setor de estratégia para adaptar os negócios ao “novo normal”.

O fim de ano é um dos momentos de maior movimento no setor do comércio e varejo. A Black Friday que acontece em novembro pode servir como um termômetro para as compras que acontecerão em dezembro. Se o mercado estiver aquecido ou enfraquecido na Black Friday, é possível que ele permaneça com o mesmo comportamento em dezembro.

Apesar de muitos empreendedores verem o período de fim de ano como um momento para recuperar o prejuízo dos meses de baixo lucro, é necessário ter alguns cuidados ao oferecer descontos e vantagens aos clientes.

 

Mensure seus custos   

Antes de sair aplicando desconto em todos os produtos do seu negócio, é importante verificar se realmente é possível oferecer tais descontos. Uma solução para passar por este período sem preocupações é colocar na ponta do lápis todos os custos que envolvem estas transições e verificar se é possível e lucrativo colocar descontos em determinados produtos. Além disso, outra alternativa é colocar descontos em produtos de baixo giro.

Cheque seu estoque antecipadamente

Verifique quais produtos do seu negócio tem maior saída e cheque seu estoque. Assim você garante que seu estoque não ficará sem produtos de alto giro em um período de grande saída de mercadorias e serviços.

Cuidados com a saúde

Vale lembrar que ainda é necessário tomar todas as medidas protetivas necessárias para a prevenção do COVID 19. Portanto, caso seu negócio seja físico, é importante ter medidas preventivas para um grande fluxo de pessoas. Pontos de medição de temperatura e disponibilização de álcool em gel são fundamentais.

Fidelize seu cliente

Existem várias formas de fidelizar o seu cliente, oferecer uma boa experiência de compra é fundamental. Neste sentido vale oferecer planos de descontos e qualidade de atendimento. A fidelização do seu cliente começa desde o primeiro contato dele com seu negócio até o momento pós-venda.

Evite oferecer crédito sem saber os hábitos de pagamentos do cliente

Evitar a inadimplência é um fator de saúde financeira para qualquer negócio. Por isso, é importante saber os hábitos de pagamentos do seu cliente. A Credlocaliza conta com as pesquisas de crédito e score, que podem te ajudar a oferecer crédito ao seu cliente de forma mais segura. Antes de vender na modalidade crediário, faça uma pesquisa e verifique a possibilidade de oferecer crédito.