Em janeiro de 2020 o Brasil contava com 63,8 milhões de pessoas inadimplentes. Em porcentagem, isso significa que 40,8% da população adulta do país se encontravam endividadas. Os dados demonstram como a inadimplência, se não controlada, pode ser um problema dentro de qualquer espécie de negócio, comprometendo o lucro e também a saúde financeira do empreendimento.

Para diminuir a inadimplência do seu negócio, é importante seguir uma série de requisitos que podem auxiliar a controlar o índice de ativos devedores na sua empresa.

Conheça o seu cliente antes de oferecer crédito

Em modalidades de venda no crediário ou ainda a prazo, vale lembrar que é importante saber os hábitos de pagamento do seu cliente. Para isso, realize uma pesquisa de crédito antes de oferecer crédito. Assim, você consegue identificar a partir do histórico de pagamentos do seu cliente, se é seguro ou não oferecer crédito para determinado cliente.

Ofereça vantagens aos clientes que pagam em dia

Quando o assunto é inadimplência, reconhecer os clientes que pagam em dia é tão importante como identificar os clientes que não pagam em dia. O reconhecimento dos clientes com bons hábitos de pagamento estimula o retorno do mesmo em seu negócio. Para isso, ofereça vantagens e descontos para os clientes que sempre consomem seus produtos e pagam as contas dentro do prazo.

Saiba o que fazer quando o cliente não quer pagar a conta

É possível que haja alguns clientes que se neguem a pagar os débitos em aberto. Nestes casos, existe a negativação de clientes inadimplentes, que pode ser útil em casos como esses. Negativar um cliente significa inserir no sistema de algum órgão de proteção ao crédito a informação de que o consumidor não honrou alguma obrigação financeira. Dessa forma, você indica aos usuários destes sistemas que há um débito em aberto em nome deste consumidor (geralmente identificado pelo CPF). Depois que você negativar o cliente inadimplente, ele será informado por meio de uma carta que será enviada pelo próprio órgão de proteção ao crédito. Após a inclusão do cliente na base de inadimplentes, o mesmo devedor receberá uma notificação via correios, informando-o de sua dívida em aberto e do prazo de 10 dias para a regularização. Não ocorrendo o pagamento dentro do prazo estipulado, o cliente será automaticamente negativado.

Com essas dicas fica mais fácil controlar a inadimplência do seu negócio. A Credlocaliza é uma empresa especializada em consultas e demais serviços de pesquisa que auxiliam o empreendedor no seu cotidiano empresarial. Em nosso sistema você pode realizar a Pesquisa de Crédito e também a Negativação de clientes inadimplentes além de muitas outras opções de pesquisa. Acesse o sistema da Credlocaliza e inicie suas consultas agora mesmo.