As micro e pequenas empresas (MPEs) sempre foram, e continuam sendo, um dos pilares da economia brasileira. No entanto, apesar de sua importância, as MPEs enfrentam diversos desafios para se tornarem competitivas. Entre os principais problemas estão a falta de capital, a burocracia e a alta carga tributária, e se não bastasse todos esses obstáculos, surgiu a COVID-19 para aterrorizar a população e os pequenos empresários que se viram em uma situação delicada.

Para ajudar as MPEs a enfrentar esses desafios em meio a Pandemia, o Governo Federal criou, em maio de 2020, o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) com o objetivo de ajudar financeiramente os pequenos negócios e manter os empregos pós quarentena.

Como entrar no Programa?

Contudo, para que os pequenos empresários possam aderir ao programa é necessário que eles escolham um banco de sua preferencia, é importante que o banco já tenha aderido ao programa, e compartilhem com essa instituição financeira os dados de faturamento de sua empresa para concessão do crédito.

Para compartilhar as informações é necessário que seja feito de maneira digital, por meio do e-CAC no site da receita federal, após isso basta negociar com a instituição financeira os termos e juros de seu empréstimo. Lembre-se que é fundamental estar com seu plano de negócios bem organizado para que consiga investir de maneira correta em sua empresa e também organizar como ficará seu financeiro após o empréstimo para que isso não seja um problema futuramente.

O que muda no mercado

O Governo acredita que com esses empréstimos muitos pequenos empresários mais acesso as linhas de credito facilitadas, fomentando o mercado e incentivando o empreendedorismo nacional. Afinal, as pequenas empresas são responsáveis pelo sustento de muitas famílias e desenvolvimento do mercado no Brasil. Afinal, uma empresa com mais linha de credito e tema mais chance de crescer e gerar mais arrecadação, empregos e lucratividade, assim o ciclo se completa e todos ficam gratos.