Segundo dados da CNDL (Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas), no primeiro período de 2019 aproximadamente 63,4% das famílias brasileiras se encontravam endividadas. A inadimplência é um fator que coloca em risco qualquer negócio. Por isso, é importante estar atento e saber como agir caso um pagamento for atrasado.

A melhor forma de diminuir clientes maus pagadores é a análise de perfil. Consultar o CPF ou CNPJ de seus clientes, parceiros e fornecedores antes de qualquer negócio ainda é a melhor forma de se proteger contra fraudes, atrasos ou possível falta de pagamento. Na Credlocaliza oferecemos consultas de débitos, protestos, cheques e SCORE afim de diminuir ou zerar seus índices de inadimplência. Mas se ainda assim seu negócio tem clientes inadimplentes, a melhor solução é a negativação.

O que é negativação?

Negativar um cliente significa inserir no sistema de algum órgão de proteção ao crédito a informação de que o consumidor não honrou alguma obrigação financeira. Dessa forma, você indica aos usuários destes sistemas que há um débito em aberto em nome deste consumidor (geralmente identificado pelo CPF). Depois que você negativar o cliente inadimplente, ele será informado por meio de uma carta que é enviada pelo próprio órgão de proteção ao crédito.

Após a inclusão do cliente na base de inadimplentes, o mesmo devedor receberá uma notificação via correios, informando-o de sua dívida em aberto e do prazo de 10 dias para a regularização. Não ocorrendo o pagamento dentro do prazo estipulado, o cliente será automaticamente negativado.

Requisitos para negativar

Pessoas físicas e jurídicas que não efetivarem o pagamento de suas contas podem ser negativadas. É necessário um documento (carta promissória, contrato ou cheque) que comprove a compra e a ciência do atraso. A data do atraso não pode ser superior a 5 anos. Os requisitos para negativar são:

  • Ter os dados cadastrais do inadimplente (nome, CPF/CNPJ, telefone e endereço completo)
  • Ter os dados da dívida (valor, data de vencimento e contrato)
  • Ter alguma maneira de comprovar a compra ou aquisição do serviço (contrato, nota promissória ou cheque e etc)

 

Vantagens da negativação

Cerca de 70%  dos clientes negativados voltam a quitar suas dívidas em menos de 24 horas. Este número constata que quando um cliente em atraso tem seu nome negativado, as chances de que o mesmo efetue o pagamento da dívida em aberta são maiores.

  • A negativação estimula o devedor a pagar a conta em atraso, pois com o nome restrito, o mesmo não consegue efetuar novas compras, já que se encontra enquadrado na lista de clientes inadimplentes no mercado.
  • Com o nome negativado, os demais lojistas e empresários identificarão que a pessoa não arcou com seus compromissos e não darão acesso às compras parceladas, evitando um calote no mercado.
  • Assim que o cliente tem a informação de que seu nome está negativado, na maioria dos casos ele procura a empresa onde ficou devendo, para renegociar e voltar a ter crédito.

 Negative seus clientes inadimplentes com a CredLocaliza

Com a Credlocaliza você poderá efetuar a negativação de seus clientes inadimplentes com poucos cliques, nossa ferramenta é prática e conta com um sistema inteligente de tripla notificação. Notifique seus clientes de 3 maneiras diferentes (email, sms e carta) sobre o atraso da dívida, melhorando ainda mais as chances de contato imediato do cliente para pagamento dos atrasos.

Com acesso a partir de login e senha, a CredLocaliza oferece um serviço seguro, prático e eficiente.

 

Notifique Via SMS

Será enviado um sms para o celular do cliente devedor com informações referente ao débito devido.

 

Notifique Via Email

Um email formal irá ser enviado para o devedor com as informações da conta devida e as possibilidades de pagamento.

 

Notifique Via Carta

A carta informando referente ao débito em aberto e a inserção do nome junto à lista de inadimplentes dentro do território brasileiro será enviada ao endereço do cliente devedor.

 

Para ter acesso a essa ferramenta e muitas outras que podem ajudar o seu negócio é muito simples. Acesse www.credlocaliza.com.br e faça como centenas de empreendedores ao redor do Brasil. Empreenda de forma mais segura com a ajuda da CredLocaliza.