Segundo informações do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país.  Em 2020, o PIB brasileiro no último trimestre chegou ao valor de R$ 1 891,7 bilhões. Para 2021, a estimativa da Focus, é que haja alta de +3,45% no PIB brasileiro.

Com o processo de vacinação que deverá ser realizado ainda em janeiro em todo o Brasil, é possível que a economia cresça ainda mais, ajudando nos números finais e oficiais do PIB, que são divulgados no fim do ano.

Para o Banco Central, O Relatório Focus resume as estatísticas calculadas considerando as expectativas de mercado coletadas até a sexta-feira anterior à sua divulgação. Ele é divulgado toda segunda-feira. O relatório traz a evolução gráfica e o comportamento semanal das projeções para índices de preços, atividade econômica, câmbio, taxa Selic, entre outros indicadores. As projeções são do mercado, não do Banco Central.

Apesar da alta estimada no PIB, o relatório do Mercado Focus também prevê elevação na estimava da inflação para 3,43% em 2021. Mesmo com possibilidade de aumento na estimativa da inflação, com o PIB em alta, a qualidade de vida do brasileiro também pode ser aumentada, pois isso gera maior acessibilidade a bens e serviços e consequentemente, maior índice de IDH, Índice de Desenvolvimento Humano.